COMO FAZER A LIMPEZA DA PISCINA DE FORMA ADEQUADA

Anotação 2019-12-02 123933.jpg

      A piscina é um elemento que leva um diferencial para qualquer casa. Todavia, é necessário tomar alguns cuidados em relação a sua manutenção, com o intuito de otimizar a sua elegância, apresentação, assim como dar a água da piscina um aspecto saudável e agradável para quem toma banho. Desse modo, saber como fazer a limpeza da piscina é fundamental. 


      Desse modo, para que você compreenda como realizar este procedimento, fizemos este breve artigo especialmente para você. Desse modo, iniciaremos falando sobre a importância de fazer a limpeza da piscina. Posteriormente, apontaremos quais são os principais erros cometidos. Por fim, destacaremos como fazer a limpeza da piscina de forma adequada. Continue lendo e saiba tudo que é necessário para limpar a piscina! 


Qual a importância de fazer a limpeza da piscina? 


      A importância de fazer a limpeza da piscina se dá por inúmeros fatores. Por ser um ambiente aquático, a piscina está sujeita ao surgimento de pequenos organismos vivos. Além disso, a água denúncia rapidamente as impurezas contidas na água. Sem a limpeza, ligeiramente ela se torna esverdeada, um tom não muito agradável e nem saudável para se fazer o uso da água para banho. 


      Dessa maneira, a importância de fazer a limpeza da piscina se dá tanto a nível estético, mantendo a coloração da água em um tom visualmente agradável, como pela higiene e saúde dos frequentadores da piscina. 


Quais são os maiores erros cometidos ao limpar a piscina? 


      Os erros que são cometidos ao se limpar uma piscina são muitos. Os principais deles são a omissão do teste da química da água, a manutenção equivocada de equipamentos e peças, o envio de água da piscina diretamente para o esgoto e utilizar a bomba por tempo inferior ao necessário. 


      O primeiro erro citado se dá por não verificar o pH da água, que deve estar entre 7.2 e 7.6ppm. Caso esteja em valores diferentes a estes, a correção deve ser feita utilizando redução, com ácido seco ou ácido muriático, ou com aumento, adicionando bicarbonato de sódio. 


      Outro ponto importante no quesito química da água está é analisar a quantidade de Cloro presente na água e a alcalinidade da mesma. Para o primeiro, deve-se obter um valor de Cloro Livre (CL) de 1 a 3 ppm. Já o Cloro Combinado (CC) não deve ser inserido a um valor superior a 0,2 ppm. Já no teste de alcalinidade, o teste dos níveis de água “básica” deve ficar entre 80 e 120 ppm por milhão. 


      Em relação ao segundo erro citado, é importante considerar realizar sempre manutenções periódicas nos materiais e peças utilizadas para realizar a limpeza da final. Afinal, eles são os instrumentos que tornarão o processo possível. 


      No terceiro erro citado, o principal ponto é que esta decisão além de desperdiçar muita água, é ecologicamente incorreta. A água na grande maioria das vezes não precisa ser jogada fora. Pode ser tratada para apresentar um aspecto e condição agradável. 


      Por fim, destacamos que outro erro muito comum é cometido por conta da má utilização da bomba, especialmente pelo seu uso por tempo insuficiente, que deve ser de mínimo 8h.


Quais os passos para fazer a limpeza da piscina? 


      Agora que você conhece os principais erros, é necessário compreender os principais passos para fazer a limpeza da piscina: 
⦁    Fazer a limpeza da área externa da piscina: esta etapa consiste na remoção de folhas e poeira do perímetro da piscina; 
⦁    Limpar a piscina com coadeira ou pré-filtro, retirando as impurezas da superfície da piscina; 
⦁    Peneiração, que trata da limpeza e remoção de elementos que sujam a piscina, como folhas; 
⦁    Escovação, que deve ser feita nas faces da piscina com uso de escovas; 
⦁    Aspiração: como o nome sugere, trata-se da aspiração das impurezas da piscina; 
⦁    Tratamento químico da água, conforme explicamos anteriormente. 
Assim sendo, saber como fazer a limpeza da piscina é fundamental para mantê-la saudável para seus usuários, assim como estética agradável. Ao longo do texto, apresentamos os principais erros e o passo a passo necessário para acertar o processo. 


Gostou do que leu? Então entre em contato conosco para ter acesso a maiores informações sobre limpeza de piscinas! E acompanhe nossas midias sociais.