Limpeza e tratamento de piscinas, uma necessidade de saúde pública!

virus-4976408_1920.jpg

São Paulo, 09 de abril de 2020

Ao longo de sua trajetória de 30 anos, a ANAPP tem alertado a sociedade para a importância de se manter permanentemente as piscinas seguras, limpas e tratadas, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypt, causador da Dengue, Zica vírus as febres Amarela Urbana.

Nesse sentido, nas últimas semanas, diante das medidas de distanciamento social decretadas em todo o País, a diretoria da ANAPP tem buscado junto aos Estados, secretarias e entidades empresariais o enquadramento do setor como ATIVIDADE ESSENCIAL, medida essa já reconhecida e adotada pelos governos do Estado de Santa Catarina e do Distrito Federal, devendo ser observada a correta prática da etiqueta respiratória social.

A Associação defende o funcionamento das lojas comerciais e de prestação de serviços, bem como as atividades dos profissionais autônomos, diretamente relacionadas à higiene e saúde e continua esse trabalho junto aos Estados e municípios para que também reconheçam a importância das atividades das empresas e profissionais do setor. Esse esforço de conscientização dos órgãos de governo não acontece apenas no Brasil.

A título de exemplo, matéria veiculada pela HornerXpress, importante empresa americana que atua no setor, alerta para a importância de se manter o tratamento das piscinas neste período de distanciamento social. Em resumo, o texto destaca:

“Todos os países e cidades do mundo estão enfrentando a ameaça do Covid-19 de maneira diferente quando se trata de fechamentos forçados de negócios. Em alguns lugares, como a Flórida e grande parte dos EUA, a manutenção de piscinas e as operações de apoio necessárias são consideradas ‘essenciais’ e, portanto, isentas de ordens gerais de fechamento. Texto da HornerXpress.

Todos sabemos como é de vital importância manter as piscinas seguras, limpas e tratadas. Nenhuma comunidade, em qualquer lugar do mundo, precisa de ameaças adicionais à saúde pública em um momento como este. Assim como as doenças hídricas recreativas mais óbvias que podem ocorrer em corpos de água com manutenção inadequada, a água estagnada pode levar a surtos de doenças virais e parasitárias transmitidas por mosquitos.

Se sua empresa não estiver especificada como isenta de seus regulamentos locais de fechamento de negócios ou se você quiser apenas mais informações sobre as diretrizes atuais dos EUA, esperamos que esses recursos possam ajudá-lo.

Para obter mais informações sobre recomendações para operação, manutenção e desinfecção adequadas de piscinas, visite aos sites da PHTA - Pool Hot Tub Alliance e do CDC - Centers for Disease Control and Prevention”.

 

Fonte : ANAPP